Acessos

Tribunal de Contas de Angola » SIGTC
A- AA A+
  
    Fase I     
    Fase II     
SIGTC – SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS FASE I
   

Avanço no Tribunal de Contas

 

Projeto iniciado em 2007, o SIGTC - Sistema Integrado de Gestão do Tribunal de Contas representa a modernização dos Trabalhos executados pelos Auditores, Consultores e de todas as pessoas envolvidas na restituição e organização das Contas Públicas da República de Angola, visando desta forma acompanhar o crescimento e a fase de grandes e aceleradas mudanças desta nação.

O SIGTC é um sistema que provê a máxima segurança das informações e rotinas de trabalho para o Tribunal de Contas. Visa possibilitar a descentralização das actividades e manter actuação destes órgãos que prezam pela manutenção dos interesses da população Angolana.


Características

  •        Sistema voltado para uso via Intranet/ Internet.
  •        Base de dados centralizada.
  •        Interface amigável, interativa e inteligente.
  •        Compatibilidade com mais de um navegador e mais de um sistema operacional.
  •        Consultas online dos trabalhos Auditorias.
  •         Descentralização das Actividades do Tribunal de Contas.
  •         Publicação e Divulgação ao povo angolano aos actos do Tribunal de Contas.

 

Componentes do SIGTC

 

    O Programa é composto de nove módulos:

-  Cadastros Gerais;

Cadastros como País, Pessoas, Moedas, Entidades Privadas e Públicas, Processos, Auditorias, dentre outros. Provém a unidade da informação manipulada pelo Tribunal de Contas.


-  Automatização dos trabalhos de Auditoria;

Onde são registrados os órgãos auditados, auditores, equipas de auditoria, denúncias, processos, papeis de trabalho, pareceres, entre outros.

Contempla e suporta a execução de todo processo de auditoria, desde o planeamento anual e mensal, à execução da auditoria pela equipa designada, efectua o registro dos achados de auditoria e pareceres, provê a geração e o acompanhar dos pré–relatos, relatos, contraditórios, relatório final, até o encaminhar do processo a julgamento.


-  Indicadores de Nível de Cumprimento de Normas;

Processo de automação para identificação de anomalias nos processos executados nas boas práticas da manipulação da “coisa” pública.  Identificados através de indicadores, questionários e cruzamento de informações do banco de dados.

Seu fim é prevalecer e estender a funcção pedagógica do Tribunal de Contas, ao identificar órgãos que requerem auditorias e capacitação através de seu mecanismo de integração com a máquina governamental/ Pública.


-  Interligação com outros Sistemas;

Integração com outros sistemas governamentais estabelecendo agilidade, dinamismo, confiança e independência dos processos de auditoria.


Manual de Auditoria;

Ferramenta de registro e busca para apoio aos Auditores. Versão digital e interativa do manual de auditoria com controlo de versionamento, acesso, e integrado com a automatização das fases de auditoria.


-  Informações para a Gerência

Ferramenta para análise de dados gerenciais, geração de gráficos, relatórios, aplicação de percentuais e índices de forma interativa e integrada com demais sistemas da base governamental.


-  Portal do Tribunal de Contas na Internet;

Todas as notícias na internet para que o cidadão angolano participe e tenha conhecimento da actuação do Tribunal de Contas. Contendo informações interativas e on line, como notícias, eventos, pareceres, julgamentos, sessões, ocorridos, legislação, contas públicas, publicações, galeria de fotos, entre outros.


-  Intranet do tribunal de Contas;

Acesso interno ao SIGTC e demais funções e publicações internas. Integração de todos os funcionários do Tribunal de Contas através da publicação de eventos, notícias, aniversariantes, novos funcionários, regulamentos e actividades internas.


-  Controlo de acesso e Habilitação;

Controle de acesso de utilizadores ao sistema e informações do Tribunal de Contas. Mecanismo de segurança com recursos de certificação digital, SSO, LDAP e criptografia, que garantem a confiabilidade das informações e restrição ao acesso ao Sistema Integrado de Gestão do Tribunal de Contas.

 

 

Copyright 2009, Tribunal de Contas de Angola. Rua 17 de Setembro – Cidade Alta. Luanda – Angola. Telefone: 244 222 371 920. e-mail: tcontas@tcontas.ao
Este site é melhor visualizado na resolução 1024X768