Notícias

Acções de formação Tribunal de Contas capacita quadros em matéria de Financiamento Público

Tribunal de Contas capacita quadros em matéria de Financiamento Público

Publicado em: 12/08/2020

O Tribunal de Contas está a realizar um curso de capacitação técnica em matéria de Financiamento Público, para os técnicos e responsáveis desta instituição de controlo das finanças públicas.

O curso que teve início esta Terça-feira, 11 de Agosto, foi aberto pela Veneranda Juíza Conselheira Vice-Presidente Dra. Domingas Garcia. A Veneranda Juíza Presidente Dra. Exalgina Gambôa acompanhou a abertura pela plataforma Zoom.

A formadora é a Dra. Maria Madalena Ramalho, com largos anos de experiência na área de crédito do Ministério das Finanças, onde trabalhou de 1976 até a altura da sua reforma.

A formação é dirigida a Juízes Conselheiros, Directores, Consultores, Chefes de Divisão, Chefes de Secção e Técnicos do TC. A acção formativa vai decorrer até ao dia 3 de Setembro, em 4 módulos divididos em 6 horas. As aulas serão ministradas na sede do TC, no Palácio da Justiça, quer de forma presencial, quer com o suporte da plataforma informática Zoom que irá permitir a participação de mais 23 funcionários.

O crédito público (dívida pública), dívida externa, dívida interna e gestão e controlo do endividamento público, são matérias que fazem parte do programa de formação.

Na primeira aula, a Dra. Madalena Ramalho foi categórica ao afirmar que “utilizar dinheiro de crédito para pagar dívidas, é uma prática nociva. O que se aconselha é que o dinheiro do crédito, seja para realizar investimentos”.   

A formadora mostrou-se particularmente satisfeita com o trabalho feito pelos técnicos do Tribunal de Contas. “Estou encantada com a qualidade, a quantidade e a profundidade das questões colocadas pelos técnicos do Tribunal de Contas ao Ministério das Finanças, aquando da elaboração do Parecer Sobre a Conta Geral do Estado 2018”.

A formação e capacitação de quadros é uma acção prevista no Plano Estratégico 2020/2023 do Tribunal de Contas.