Notícias

Destaque Experiência de Angola no Conselho de Auditores da UA

Experiência de Angola no Conselho de Auditores da UA

Publicado em: 24/02/2021

A  Veneranda Juíza Conselheira Presidente do Tribunal de Contas, Dra. Exalgina Gambôa, participou esta Terça-feira na reunião do Conselho de Auditores Externos da União Africana, que decorreu de forma virtual.

O Tribunal de Contas de Angola faz parte do órgão de fiscalização da organização continental, por indicação do Conselho Executivo União Africana.

Na sua primeira intervenção, neste Conselho, a Dra.  Exalgina Gambôa, disse que espera contribuir com o conhecimento acumulado ao longo dos anos pelo Tribunal de Contas e com o seu saber, para o sucesso do Conselho de Auditores Externos da União Africana.

O nigeriano Aghughu Adolphus, auditor geral da Nigéria, foi eleito por unanimidade, Presidente do Conselho de Auditores do bloco continental, na reunião desta Terça-feira, substituindo o argelino Abdelkader Benmaarouf.

Angola, Argélia, África do Sul, Egipto e Marrocos, são membros de pleno direito do Conselho de Auditoria Externa da União Africana, porque as contribuições financeiras destes países representam mais de 50% das quotas da União Africana.

O Conselho de Auditores Externos é constituído pelos Responsáveis das Instituições de Auditoria dos Estados-Membros da União Africana, nomeados pelo Conselho Executivo, oriundos das cinco sub-regiões do Continente.