Notícias

Destaque Presidente do TC destaca perfil de estadista de José Eduardo dos Santos

Presidente do TC destaca perfil de estadista de José Eduardo dos Santos

Publicado em: 12/07/2022

A Veneranda Juíza Presidente do Tribunal de Contas, Dra. Exalgina Gambôa, prestou esta Segunda-feira (11), homenagem ao antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, falecido no passado dia 08 de Julho, em Barcelona, Reino de Espanha.

A Presidente do Tribunal de Contas destacou, em entrevista a comunicação social presente na Praça de República, o glorioso legado do antigo Presidente José Eduardo dos Santos para África e para o mundo. “Foi um grande estadista para Angola e para o mundo, e tenho na memória a sua luta pela independência do país, o alcance da paz e o facto de ter conseguido preservar a soberania nacional”, sublinhou a Dra. Exalgina Gambôa.

José Eduardo dos Santos chegou ao cargo de Presidente da República em Setembro de 1979, na sequência da morte do Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto e exerceu as funções de mais alto Magistrado da Nação, até Setembro de 2017.

Na sua longa carreira política consta, ainda, a passagem como Ministro das Relações Exteriores e outros cargos que desempenhou no MPLA, partido no poder.