Notícias

Destaque TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO TRIBUNAL DE CONTAS VAI DURAR 1 ANO

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO TRIBUNAL DE CONTAS VAI DURAR 1 ANO

Publicado em: 09/09/2022

O Sistema Integrado de Gestão do Tribunal de Contas (SIGTC) vai contribuir para melhorar o processo de verificação interna das contas e tornar a apreciação e julgamento dos processos que dão entrada na instituição, mais dinâmicos e transparentes. Esta será uma das vantagens do Processo de Transformação Digital no Tribunal de Contas, instituição que promoveu esta Sexta-feira, 09, um Seminário sobre o tema, dirigido aos Juízes e funcionários.

A Veneranda Juíza Conselheira Presidente do Tribunal de Contas, Dra. Exalgina Gambôa, referiu no seu discurso de abertura que o processo de transformação digital, por intermédio do SIGTC, vai, entre outras soluções, facilitar a fiscalização das entidades jurisdicionadas pelo TC e propiciar uma relação de cooperação mais próxima, com os órgãos do Poder Judicial e do Poder Executivo.

O facto de todos os órgãos do Estado, incluindo os órgãos do poder judicial, terem dado início ao programa de modernização em simultâneo, permitirá uma maior interoperatividade entre os distintos órgãos gestores e fiscalizadores, garantindo um maior controlo dos recursos financeiros do Estado em benefício de toda a sociedade”, afirmou a Juíza Presidente.

A concepção e implementação do Sistema Integrado de Gestão do Tribunal de Contas (SIGTC), que é uma forte aposta na modernização do Tribunal que é o guardião das finanças públicas, está a cargo da NOSI, empresa Cabo Verdiana com vasta experiência no domínio tecnológico, seleccionada por concurso, e vai contar com a cooperação e supervisão do Instituto de Modernização Administrativa (IMA), que é o organismo do Estado responsável pela reforma digital da Administração Pública.

O Director Geral do IMA, Eng.º Meick Afonso, foi um dos prelectores do seminário. O responsável do Instituto referiu que o principal desafio é a modernização das Instituições do Estado, por meio da criação de novos processos e a simplificação de procedimentos. Desta forma, um sistema operativo integrado irá disponibilizar uma melhor oferta e qualidade na prestação de serviços aos cidadãos, fim último do Estado.

A transição digital no Tribunal de Contas pretende dar respostas mais céleres e garantir maior eficácia na gestão financeira do Estado.