Notícias

Destaque JOÃO LOURENÇO EMPOSSADO PARA SEGUNDO MANDATO A FRENTE DO PAÍS

JOÃO LOURENÇO EMPOSSADO PARA SEGUNDO MANDATO A FRENTE DO PAÍS

Publicado em: 16/09/2022

O Presidente da República, João Lourenço, tomou posse ontem, 15 de Setembro, durante a Cerimónia Solene de Investidura, para um segundo mandato de 5 anos a frente do país.

Na Cerimónia de Investidura, que decorreu na Praça da República, em Luanda, o Presidente reeleito a 24 de Agosto, referiu no seu discurso que o respeito a Constituição é sagrado e que o combate a corrupção, a semelhança do mandato anterior, constitui uma das principais preocupações do Executivo.

O nosso compromisso em respeitar a Constituição da República e a lei é sagrado, sobretudo no que diz respeito aos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos. A sociedade angolana e os competentes órgãos de Justiça vão prosseguir com o seu trabalho de prevenção e combate contra a corrupção e a impunidade que ainda prevalece.”, afirmou o Presidente recém empossado.

O Presidente da República afirmou que o sector social merecerá especial atenção do novo Governo, para promover o bem-estar dos angolanos. “A protecção das minorias, dos mais vulneráveis, dos idosos, da criança e dos menos favorecidos, será uma constante das políticas do Executivo ao longo deste novo mandato” referiu.

“Dedicarei todas as minhas forças e atenção na busca permanente das melhores soluções para os principais problemas do país. Particular atenção será prestada ao sector social no que concerne ao bem-estar das populações,” disse o mais alto Magistrado do país.

A Juíza Presidente do Tribunal Constitucional, Dra. Laurinda Cardoso, destacou, no acto de investidura, a atitude cívica, ordeira e o sentido de cidadania dos angolanos durante o período eleitoral.

 “Foi, sem dúvida, um momento de grande jubilo em que demos provas do nosso elevado nível de maturidade política enquanto povo e enquanto uma verdadeira e coesa nação”, sublinhou a Juíza.

A magistrada que se tornou a primeira mulher a conferir posse a um Presidente de Angola, entende que com o acto, encerra-se mais um ciclo normal de renovação da legitimidade democrática do mais alto mandato constitucional de representação do Povo para os próximos cinco anos. 

Trata-se, pois, da representação de todos os angolanos e angolanas, independentemente do seu sexo, idade, credo religioso, filiação partidária, raça, origem étnica ou orientação sexual. O Presidente da República é o real representante e defensor dos mais nobres interesses de Angola, independentemente das legítimas preferências político-partidárias de cada um”, destacou a Presidente do Tribunal Constitucional.

A Cerimónia Solene foi presenciada pela Veneranda Juíza Conselheira Presidente do Tribunal de Contas, Dra. Exalgina Gambôa, Juízes Conselheiro dos Tribunais Superiores e Ministério Público.

O momento que marca o início do segundo mandato do Presidente João Lourenço contou com estadistas africanos, nomeadamente, o Presidente do Congo, Dennis Sassou Nguessou, do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, de Cabo Verde, José Maria Neves, de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, e da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa foi um dos Chefes de Estado convidados para a cerimónia.

Vários países fizeram-se representar ao mais alto nível com delegações oficiais.