Notícias

Destaque PLANO ESTRATÉGICO 2023-2028 OISC-CPLP É AMBICIOSO E REALISTA

PLANO ESTRATÉGICO 2023-2028 OISC-CPLP É AMBICIOSO E REALISTA

Publicado em: 19/10/2022

As delegações dos Tribunais de Contas dos países da CPLP, estiveram reunidas durante três dias para definir as melhores estratégias para a organização, o que resultou na elaboração do documento que integra os objectivos, programas e acções a serem desenvolvidas pelos países membros nos próximos cinco anos. O encontro que vinha decorrendo desde Segunda-feira, terminou esta Quarta-feira, 19 de Outubro, com resultados positivos, segundo os participantes.  

 MacLeuler Lima, Assessor do Secretário-geral da OISC CPLP referiu no final do encontro que, “os objectivos traçados no novo Plano Estratégico da Organização, são muito ambiciosos mas ao mesmo tempo realistas”.

No espírito recomendado pela própria Presidente do Tribunal de Contas de Angola, Dra. Exalgina Gambôa, e na visão da Secretária-Geral da Organização, a ideia é executar as acções com as ISC líderes, e cada uma tem a missão de envolver as demais ISC membros, na execução das acções. Ou seja a execução das acções do Plano devem ser descentralizadas mediante a participação dos Tribunais líderes da organização Fundamentalmente o que nós queremos é uma organização dinâmica, inclusiva e participativa.”, afirmou MacLeuler.

Para Arsénio Paulo, Analista Orçamental do Programa para Consolidação da Governança Económica e Sistemas de Gestão das Finanças Públicas nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa-Pro PALOP, “o principal objectivo da reunião técnica, que era a elaboração do Plano Estratégico, foi alcançado de modo satisfatório. Houve muita dinâmica em termos de interacção e discussão nos grupos de trabalho. Ao nível técnico notei um dinamismo muito grande, e isto é um indicador muito bom, para garantir a operacionalização do plano estratégico da OISC-CPLP”.

O Analista Orçamental considerou que ao longo destes dias de trabalho ficaram muito bem definidas as tarefas de cada país, na implementação do Plano Estratégico. “Vamos trabalhar no sentido de garantir a implementação do plano com as ISC envolvidas, e com o apoio dos parceiros da OISC-CPLP, como é o caso do nosso programa Pro PALOP, que participa também, porque já temos vindo a apoiar a implementação das actividades da OISC-CPLP”.

A reunião técnica da OISC-CPLP perspectivou, entre outros aspectos, a definição do posicionamento estratégico, adequado a realidade dos Estados membros, e a consolidação dos trabalhos iniciados de forma remota para a elaboração do novo Plano Estratégico.