Notícias

Destaque DELEGAÇÕES DA OISC-CPLP VISITAM LOCAIS HISTÓRICOS DE LUANDA

DELEGAÇÕES DA OISC-CPLP VISITAM LOCAIS HISTÓRICOS DE LUANDA

Publicado em: 20/10/2022

As delegações dos países que integram a Organização das Instituições Superiores de Controlo da CPLP visitaram no último dia de trabalho, o Memorial Dr. António Agostinho Neto e o Museu Nacional de História Militar, situado na Fortaleza de S. Miguel.

As delegações, que participaram na Reunião Técnica da OISC CPLP, conheceram numa visita guiada pelo Memorial, a vida e obra daquele que foi o primeiro Presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto.   

O Museu Nacional de História Militar foi o outro ponto da visita das delegações dos seis países que participaram na Reunião. Os participantes conheceram a Fortaleza de S. Miguel e a origem da sua criação e apreciaram durante a visita, o percurso da história militar em Angola, da era Colonial ao contexto actual.

Angola acolheu a Reunião Técnica da OISC-CPLP, que decorreu de 17 a 19 de Outubro e culminou com a elaboração do Plano Estratégico 2023-2028 da organização. 

Além de Angola, participaram no evento delegações do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e um representante do PRO PALOP-TL.

Entre as conclusões saídas do encontro, destaca-se a concepção do Plano Anual de Comunicação, a elaboração do novo modelo organizacional, e o diagnóstico para restruturação do site da OISC-CPLP, responsabilidades atribuídas ao Tribunal de Contas de Angola.