Notícias

Destaque TÉCNICOS DO TRIBUNAL DE CONTAS APROFUNDAM CONHECIMENTOS SOBRE AUDITORIAS

TÉCNICOS DO TRIBUNAL DE CONTAS APROFUNDAM CONHECIMENTOS SOBRE AUDITORIAS

Publicado em: 07/11/2022

O Tribunal de Contas de Angola, comprometido em desenvolver e aprimorar os conhecimentos dos funcionários desta Instituição Superior de Controlo, está a promover, em parceira com a Financial Services Volunteer Corps (FSVC) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), um seminário que visa capacitar instituições supremas de auditoria, para auditar Entidades Públicas. A formação vai decorrer entre os dias 7 e 10 de Novembro de 2022 no Palácio da Justiça, em Luanda.

O Eng.º José Menezes, Director dos Serviços Administrativos em exercício, deu as boas-vindas e desejou sucessos aos participantes. “A formação vai fortalecer os elementos todos da componente técnica dos nossos funcionários, particularmente em questões de Auditoria. Aos nossos colegas, aproveitem ao máximo esses quatro dias que estarão aqui, para aprofundar os vossos conhecimentos. Contamos com uma equipa de formadores bastante experiente que vai nos passar um conjunto de meios, experiências e aspectos muito práticos, do processo de auditoria”, disse o responsável.

O seminário conta com formadores que desempenham as funções de Auditores no Tribunal de Contas de Portugal e no Tribunal Administrativo de Moçambique, respectivamente, com experiências de 30 e 16 anos de trabalho em matéria de auditoria.

Na agenda dos organizadores, constam temas como: “O auditor diante dos avanços na digitalização”, “Novos desafios na digitalização, simplificação e consolidação", “ Contribuição da SAI para a Gestão das Finanças Públicas”, Questões de fraude no trabalho de auditoria pública”.

A FSCV é uma Organização Sem Fins Lucrativos, fundada pelo Governo Americano que tem como objectivo principal potencializar e fomentar as economias em Países em vias de desenvolvimento.

A instituição tem projectos ligados ao sector público e privado, e também tem a missão de melhorar o acesso aos serviços financeiros para Pequenas e Médias Empresas (PME’s), promover a inclusão financeira e fortalecer a gestão das finanças públicas: “A presença dos excelentes quadros do Tribunal de Contas testemunha o nosso papel comum na promoção do bom funcionamento das instâncias formais de controlo, através do desenvolvimento e capacitação profissional”, disse a Directora do Programa Sénior da FSCV, Dra. Yara Sousa.