Notícias

Destaque GUTERRES DESTACA IMPORTÂNCIA DAS ISC NA DEFESA DO INTERESSE PÚBLICO

GUTERRES DESTACA IMPORTÂNCIA DAS ISC NA DEFESA DO INTERESSE PÚBLICO

Publicado em: 10/11/2022

O XXIV Congresso Internacional das Instituições Superiores de Controlo (INCOSAI) continua a decorrer no Rio de Janeiro, Brasil.

O destaque desta Quarta-feira, 8, foi a intervenção, por videoconferência, do Secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

As Instituições Superiores de Controlo têm a missão de fiscalizar a aplicação do dinheiro público, e, por via desta, contribuir para a realização do bem-estar das populações.

O Secretário-geral da ONU reforçou a importância da missão destas instituições, sobretudo, no actual contexto global. “O mundo atravessa um momento difícil em que milhões de pessoas vivem na pobreza. O número de pessoas que vivem sob ameaça da insegurança alimentar, duplicou nos países em desenvolvimento e o grande desafio das instituições de auditoria independente é o de defender, efectivamente, as políticas públicas e a transparência na contabilidade das despesas públicas”, afirmou o responsável do sistema das Nações Unidas.

Angola está no INCOSAI com uma delegação do mais alto nível, liderada pela Juíza Conselheira Presidente, Dra. Exalgina Gambôa.