Notícias

Protocolos Assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Tribunal de Contas de Angola e O Tribunal de Contas de Cabo Verde.

Assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Tribunal de Contas de Angola e O Tribunal de Contas de Cabo Verde.

Publicado em: 17/06/2019

Durante o VI seminário da OISC-CPLP que decorreu na cidade de Praia, Cabo Verde, o Tribunal de Contas de Angola e o Tribunal de Contas de Cabo Verde, assinaram a 5 de Junho do corrente ano, um Protocolo de Cooperação com vista ao desenvolvimento de relações de cooperação técnica, científica nas áreas de controlo e fiscalização preventiva e sucessiva, fortalecendo ambas as Instituições Superiores de Controlo, da gestão e fiscalização financeira da coisa pública.

Este acordo foi assinado pela Veneranda Juíza Conselheira Presidente Dra. Exalgina Gambôa do Tribunal de Contas de Angola e pelo Venerando Juiz Presidente Dr. João da Cruz Borges Silva do Tribunal de Contas Cabo Verde, numa cerimónia que contou ainda com a honrosa presença de todos os juízes conselheiros do Tribunal de Cabo Verde e seus directores. Por parte de Angola com a presença da Juíza Conselheira Dr.ª Elisa Rangel Nunes, da Embaixadora de Angola em Cabo Verde Dra. José Maria Neves e o director de gabinete da Veneranda Presidente, Dr. Walter Pacheco.

No discurso, a Dra. Exalgina Gambôa, frisou que o acordo irá representar o fortalecimento dos laços entre os países, assim como a importância da efectiva troca de experiências e capacitação dos quadros no domínio da fiscalização das finanças públicas.

O Venerando Presidente do Tribunal de Contas de Cabo Verde, reforçou que o acordo visa estabelecer, melhorar a implementação dos métodos e técnicas de auditoria através de intercâmbio de informações e documentação aos diferentes controlos exercidos pelas instituições, permitindo assim a transferência mútua de conhecimentos.

O protocolo de Cooperação simboliza entre ambos os Tribunais um marco histórico na criação de condições para uma troca de experiências no campo da capacitação dos quadros nas diversas áreas.