Notícias

Destaque Juíza Presidente recebe cumprimentos de fim de ano

Juíza Presidente recebe cumprimentos de fim de ano

Publicado em: 16/12/2019

A Juíza Conselheira Presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gambôa, recebeu, na sexta-feira, 13, dos juízes conselheiros e o colectivo de funcionários os cumprimentos de fim de ano durante o acto solene que marcou o culminar de mais um ano de actividades.

Durante a cerimónia, Exalgina Gambôa recebeu mensagens de fim de ano da parte da Juíza Conselheira Vice-presidente do Tribunal de Contas, Domingas Garcia. Por outro lado, o colectivo de funcionários endereçou igualmente uma mensagem de fim de ano à Juíza Presidente, lida pelo chefe de divisão de recursos humanos, Abílio Augusto.

Os funcionários felicitaram a forma como a Juíza Presidente tem conduzido a “Casa de Contas” angolana. Todavia, apelaram maior enfoque em assuntos como a materialização do Plano de Formação, actualização do Regime de Carreiras e Remuneratório dos funcionários do Tribunal de Contas.

Outrossim, as questões sociais dos funcionários, designadamente, nas áreas de habitação, saúde, remuneração, transportes, segurança e condições de trabalho.

Os funcionários apelaram à direcção do TC, a celebração de protocolos com Bancos Comerciais Angolanos, a fim de facilitar o acesso ao crédito aos funcionários do Tribunal.

No acto da sua intervenção, Exalgina Gambôa agradeceu e disse que tomou boa nota das mensagens a si dirigidas, porquanto, avançou que o Plano Estratégico do Tribunal de Contas para os próximos anos acautela as principais questões levantadas pelos funcionários.

Durante o ano que ainda corre, o Tribunal de Contas, segundo disse a Juíza Presidente, registou números positivos superando os do ano passado.

Com a missão de controlar a forma como os dinheiros públicos são gastos, no ano que ainda decorre, segundo a Juíza Presidente, dos 167 contratos recebidos 129 tiveram o VISTO deste órgão de soberania.

O volume de prestação de contas também aumentou. Mais de 1400 instituições prestaram contas.

A outorga com Certificados de Reconhecimento e de Mérito foi outro momento assinalável desta cerimónia que marcou o fim de mais um ano de actividades do Tribunal de Contas. Exalgina Gambôa, enquanto líder da “Casa de Contas”, fez questão de homenagear pouco mais de 40 funcionários desde reformados a efectivos.

Uma iniciativa que foi muito bem recebida pelos funcionários visados. Afinal, a iniciativa teve como pano de fundo valorizar o desempenho dos funcionários pelo esmero e dedicação no exercício das suas funções ao longo do ano.

Prestigiaram a cerimónia, a Juíza Conselheira Vice presidente do Tribunal Constitucional, Guilhermina Prata, e o Procuradora-geral da República, Hélder Pita Grós.

A cerimónia foi intercalada com momentos culturais abrilhantados pelo músico gospel, Miguel Buila, e o músico e intérprete Tony Jakson.