Notícias

Protocolos Tribunal de Contas e UAN implementam curso de Pós-graduação sobre Contabilidade Pública

Tribunal de Contas e UAN implementam curso de Pós-graduação sobre Contabilidade Pública

Publicado em: 28/01/2020

 

O Tribunal de Contas celebrou no passado dia 24 do corrente, em Luanda, a assinatura de um Memorando de entendimento com a Universidade Agostinho Neto que visa a implementação do curso de pós-graduação de Contabilidade Pública.

O Curso abarca matérias sobre ciências económicas, estruturado nos conteúdos programáticos, concertados entre o Tribunal de Contas e a UAN apenas para formar apenas funcionários do Tribunal de Contas.

A iniciativa acontece no âmbito da política de formação de quadros, como um dos principais eixos do plano estratégico 2020-23 do Tribunal de Contas, já em fase de execução.

Pois que, periodicamente, o Tribunal de Contas realiza análises técnicas a mais de 2000 mil prestações de contas de várias instituições do Estado. Para que este trabalho continue a ser executado com a qualidade acima da média, segundo a sua direcção, a aposta está na criação de competências.

A Juíza Conselheira e presidente do Tribunal de Contas, Dra. Exalgina Gamboa, disse na ocasião, que o acto vem dar início à cooperação técnica e científica com a Universidade Agostinho Neto, com um ciclo de formação para os técnicos daquela instituição judicial, que no futuro serão auditores, certificados de acordo com as regras internacionais.

A Formação começa já neste mês de Fevereiro e prevê formar numa primeira fase 35 funcionários deste órgão de soberania. As aulas vão ser ministradas nas instalações do Tribunal de Contas sino no Palácio da Justiça, Cidade Alta.

Exalgina Gamboa disse que o acto enquadra-se no Plano Director dos Recursos Humanos, plasmado no Plano Estratégico da “Casa de Contas” angolana, com um horizonte de quatro anos, com metas específicas de formação para os funcionários do Tribunal de Contas.